domingo, 16 de novembro de 2014

Dom (?)

Um dia desses eu estava conversando com uma pessoa e, não me lembro como, nem porquê, começamos a falar sobre "o dom da escrita". Acho que muitas pessoas pensam assim, muitas pessoas que não têm tanto contato com Artes ou até outras que possuem muito contato, como a pessoa em questão.

O que é um dom? 

Significado no dicionário Michaelis:
1 Dádiva, presente. 2 Merecimento, mérito. 3 Dote natural; talento, prenda, aptidão, faculdade, capacidade, habilidade especial para. 4 Bem que se goza, considerado como uma concessão da Providência.
Não posso negar que existam pessoas que nasceram com mais facilidades para algumas coisas e que parecem terem nascidos para aquilo. Porém, o que me fez realmente pensar no assunto foi o que a pessoa disse em seguida: Não podemos comparar autores que nasceram com "dom" a outros que não. Resumindo o ponto de vista dela: só porque alguém não nasceu com facilidade para uma coisa, ela nunca conseguirá alcançar ou transpassar a qualidade de uma pessoa que tem facilidade para aquilo.

Qual o problema nessa afirmação? Eu consigo ver vários. 1 - As pessoas não nascem já escrevendo ou fazendo arte, mesmo com um "dom" para aquilo. As habilidades são treinadas e melhoradas. 2 - Arte não é uma coisa que a pessoa acorda em um dia decidindo começar a expressar seus dons artísticos e já sai um Machado de Assis ou um Da Vinci. Até os grandes mestres vieram com treino e determinação. 3 - Arte não é algo limitado a pessoas que nasceram com um "dom" para ela.

Além do mais, dizer que uma pessoa possui um dom para algo, não quer dizer que a qualidade de sua produção é a melhor e que não pode passar daquilo. Isso que me intriga, o modo que as pessoas veem o mundo separando as pessoas: os bons e os ruins. Se você não é bom, nunca o será ou vive e versa.

Muitos descartam o esforço e treino das pessoas. Uma pessoa que tenha dificuldade para algo ou que seja novo naquele assunto pode sim se tornar muito bom se se esforçar para aquilo. Do mesmo modo que alguém que já tenha facilidade, pode ser considerado ruim ou mediano por não aprimorar suas técnicas ou se importar com treinamento. 

Um exemplo disso é quando falamos de crianças inteligentes. Inteligência não é sinônimo de esforço e uma criança que seja considerada "inteligente" pode ir pior da escola do que um que tenha dificuldade, ou que sabe que não é muito bom naquilo, mas se esforça ao máximo para melhorar e alcançar um resultado positivo.

Este foi só mais um desabafo. Desculpa se meus pensamentos estão longes de serem a verdade, mas é o que sinto no momento. Obrigada pela leitura :)

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